sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ponte de Lima




Por Ponte de Lima à descoberta do Arroz de sarrabulho.
Corria o dia de 19 de Abril de 2013. 9,30 Horas, Partida do Lar Monte dos Burgos, de passeio tendo como ponto central da viagem o restaurante Monte da Nó em Ponte de Lima sendo visível a igreja em honra à Senhora da Boa Morte.
A manhã fresca mas pintada de azul suave antevia uma tarde agradável. As acompanhantes na excursão foram a Drª Maria Cabral e Drª Mónica movimentavam-se com a frescura da juventude para que nada faltasse á viagem, sim que isto de participar num passeio com um grupo de 20 pessoas bem dispostas tem os seus quês e porquês.
Pela janela, como que de filme se trata-se, aparece como uma paisagem salpicada de mil cores como querendo dizer: Tudo se renova e até da terra negra e sombria, desponta flores delicadas, com uma força afirmativa em todas as cores, que nos enche os olhos e pacifica-nos a alma. ...
Chegados a Ponte de Lima, no sentido do Monte da Boa Morte, dirigimo-nos ao largo da Igreja erigida em honra de Nossa Senhora da Boa Morte, fomos esticar as pernas até ao interior da igreja, aparentando um altar fora do comum dos altares, apresentando a Santa prostrada no altar principal.
Já no Restaurante Monte da Nó, o arroz de Sarrabulho foi servido acompanhado de vinho verde da região, aos olhos estava de encantar, o cheiro soberbo, o paladar de estalar a língua, assentou muito bem no estômago do qual produziu agradável sensação na cabeça. 
E foi com essa agradável sensação na cabeça que preparamos o regresso. Certificados que não faltava ninguém, assim partimos.
Em direção á pérola do Lima, que o é a cidade de Viana do Castelo. Continuamos a desfrutar da soberba paisagem que foi rodando á nossa frente com o verde na sua multiplicidade de tons salpicada de cores indescritíveis.
O convívio no interior do habitáculo do autocarro foi bastante divertido e aprazível, conversou-se cantou-se e riu-se. À volta da máquina fotográfica histórias insuspeitas foram reveladas criou-se uma atmosfera de ameno convívio.
A subida ao monte de Santa Luzia, saboreando curvas e contra curvas deslumbra-se o mar em toda a sua dimensão recortando a costa e do beijo com o rio Lima cria uma foz de beleza impar. Virando para o outro lado aparece em toda a sua imponência a Igreja dedicada a Santa Luzia. Rodando as vistas deslumbra-nos a planície cultivada de mil produtos.
A viagem de regresso foi ocupada com histórias e gargalhadas e com o trago amargo de o fim ter chegado.