segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Histórias Intergeracionais


A nossa Escola


Auto de Natal 2013

Auto de Natal 2013


Numa casa humilde da cidade residia uma família composta pelos pais, dois filhos (a Maria e o António) e a avó materna (Dona Feliciana) que após um acidente ficou condicionada a uma cadeira de rodas.
Viviam com parcos rendimentos muito em virtude da crise que se sentia no País.
Por isso mesmo em véspera de Natal o casal tinha de ir trabalhar e deixar os filhos aos cuidados da avó que embora inválida, estava sempre atenta às brincadeiras dos netos.
Aquele rosto amargurado e marcado pelas rugas criadas pela adversidade da vida, iluminou-se com uma ideia que se aflorou ao pensamento. Chamou pelas crianças e comunicou-lhes a ideia de surpreender os Pais com a feitura da consoada de Natal, pelo fato de chegarem tarde.
Logo a Maria replicou de não terem nada para fazer a consoada.
O António informou de só haver 3 ovos e um pacote de leite… a Maria revirando-se em procura de algo, descobre um pacote de farinha e alguns pães secos. Sobre o lamento das crianças pelo pouco que tinham encontrado a avó afirmou-se, dizendo que do pouco se poderia fazer muito se pusessem a imaginação a trabalhar e fazer as coisas com amor. Pediu que lhe chegassem as coisas os pães a água o açúcar e limão. Aos poucos, os aromas começaram a libertar-se e as crianças surpreendem-se de como em pouco tempo a avó realizou uma travessa de saborosas rabanadas. Ouve-se entretanto a voz interrogativa de Maria querendo saber o que se poderia fazer com os ovos e o leite. Ao que se junta também António a perguntar o que fazer com a farinha. Como num passo de mágica a avó surpreende as crianças com uma travessa de leite-creme feita com todo o empenho e carinho visto em tempos ser uma cozinheira de mão cheia e que naquele dia perante as necessidades fizera renascer os seus dotes.
O entusiasmo da avó transpareceu para as crianças que foram as gavetas levantar os melhores pratos uma toalha que avó tinha bordado e de nada juntamente com coisas guardadas do ano transato se fizeram os mais bonitos enfeites para a mesa de natal.
Já a horas tardias os pais chegaram, cansados e até com um certo desanimo mas ao verem o ambiente de alegria amor e colaboração existente em casa, ficaram radiantes. Foi só cozer as batatas e o bacalhau, para completar a consoada, feita naquele ambiente de alegria amor e colaboração entre todos.
È na adversidade e perante as dificuldades que devemos ser fortes, unidos e solidários.
Certamente esta humilde consoada foi recheada de amor, carinho e colaboração.
Foi um Natal inesquecível.
Já todos sentados à mesa, o pai liga a televisão e que linda imagem do presépio de Belém está a transmitir a R.T.P. 1.
Todos se levantam entusiasmados e dizem:

Glória in excelsis Deo
Glória in excelsis Deo

A pedido da avó as crianças disseram um poema que tinham aprendido na escola!
E então os dois filhos dizem um poema em frente à televisão.

  

Programa da Festa de Natal


       O palco onde tudo se desenrolou