sábado, 27 de outubro de 2012

Encontros Intergerações


Intergerações

 Na quinta – feira, dia 18 de Outubro de 2012, fiz-me presente na sala 256 da Faculdade de Psicologia e da ciência da Educação. A mesa como coordenadoras da palestra estava Dr.ª Joaquina Madeira, Prof. Dr.ª Teresa Medina, e a mestranda Dr. ª Maria Cabral. A juventude representada pelo liceu Nacional de Alexandre Herculano, noutro sector o Lar Monte dos Burgos.
O encontro teve como sessão inicial os seguintes oradores: o diretor da faculdade de psicologia e de Ciências da Educação Prof. Dr. José Alberto correia e a Coordenadora do Ano Europeu Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações Dr.ª Joaquina Madeira; Apresentando dados sobre as diversas gerações com os seguintes resultados. Redução da natalidade, a aumento da taxa de tempo normal de vida para os 65 anos o efetivo na terceira idade é maior que dos jovens. O trabalho apresentado como o trabalhar até o resto da vida ou a reforma antecipada. 
Passeando pelos seguintes temas como o desencontro das gerações desta sociedade individualista presente e o enfoque e endeusamento das gerações jovens a super protecção as crianças dando o exemplo de já haver no mercado capacetes de protecção para crianças em fase de aprendizagem da marcha, apelando por isso ao encontro de gerações e a sua complementaridade.
Foram também apresentados vários programas já existentes no terreno de interacção entre gerações. Aconteceu em continuo a interpretação do nosso cancioneiro “Ò Rama” interpretado por Prof. Indalécio Paiva. Teve patente pelas paredes do espaço uma mostra de pinturas de vários quadrantes geracionais apresentado pela professora Manuela Carneiro.
Vivemos em crise por rejeitar uns e endeusar outros, com um código laboral (industrial) desadequada à nossa realidade de sociedade da informação. As máquinas libertaram-nos dos trabalhos pesados e da mão-de-obra intensiva. O Sr. Fausto Gandra citou poema de sua autoria e relativo ao tema com assertiva dicção bem como a Sª D. Maria Lurdes Anjos que levou a sala ao rubro com a sua métrica de plena melodia e recheada com poemas de sua autoria.
Antes do lanche e do encerramento da secção o debate foi aberto e a participação massiva. Caminhando todas as intervenções para um ponto convergente o dos malefícios de uma sociedade individualista e do estar só no meio da multidão.

Filipe de Sousa -sousa.50@hotmail.com-

Sem comentários:

Enviar um comentário