sábado, 10 de novembro de 2012

AUTO DE NATAL


AUTO DE NATAL


(escrito por Minnie Cigarra da 2ª Companhia do Funchal em 1958)


I Acto
(Cinco crianças sentadas no chão, estão a conversar.)

Teresa: - Lúcia, lembras-te de ouvir falar no dia de Natal? O que era isso?
Lúcia: - Parece-me que sim. Dizem que nesse dia nasceu o Salvador do mundo.
Teresa: - Quem será esse Salvador? Gostava tanto de conhecê-lo!
Ana: - Dizem que é um senhor muito bonito, com umas longas barbas!
Joaninha ( a mais pequena das cinco): - Então deve ser muito feio! Tenho tanto medo!
Ana: - Não, a minha avó diz que ele tem uns olhos lindos, claros e muito puros. Dizem que tem um sorriso tão meigo! Usa um fato branco, que simboliza a pureza.
Teresa: - Como tu és sábia! Conta-nos mais coisas desse homem tão bonito.
Ana: - Também sei que ele foi muito pobre quando nasceu. Parece que foi numa gruta fria.
Zita: - Mas, o nosso Salvador era assim tão pobre? O que achas, Ana?
Ana: - Vocês que não me macem com tanta pergunta junta! Acho melhor irmos perguntar à avó.
Zita: - Vamos todas pedir para a avó da Ana nos contar a história.
Ana: - Zita, vê se não fazes muitas perguntas à avó, e tu também, Teresa. Vamos depressa!

II Acto
( A Avó está sentada a coser uma meia, quando as pequenas entram a correr e a falar todas ao mesmo tempo.)
Avó: - Meu Deus, não me façam tanto barulho! Parece que o mundo vai abaixo. O que querem vocês? Para que vieram perturbar o meu silêncio?
Joaninha ( muito apressada): - Quereríamos que nos contasse a tal história.
Avó: - Que história? Estão a falar de quê?
Ana: - Nós queremos ouvir a história do dia de Natal, é tão bonita!
Avó: - O quê? Vocês ainda não a sabem? Mas que vergonha, umas meninas desse tamanho que nunca ouviram falar no nascimento de Jesus!
Zita: - Sim, é verdade, nunca ninguém nos contou nada sobre isso. Conte-nos, por favor!
Avó: - Pois bem, eu conto. Sentem-se aqui ao meu lado.

III Acto
( Vê-se os pastores à roda de uma fogueira, todos embrulhados nos seus cobertores.)
1ºPastor: - Está tão frio, que é capaz de nevar.
2ºPastor: - É verdade, faz frio de tremer.
3ºPastor: - Vejam como o céu está estrelado! Que lindo! Olhem! Que luz estranha!?
4ºPastor: - Mas que forte claridade.
( Nisto aparece um Anjo)
Anjo: - Não se assustem, venho dar-lhes uma boa nova: Acaba de nascer o nosso Salvador, o Deus menino.
Um Pastor: - Queremos vê-lo! Aonde se encontra ele?
Anjo: - Lá, em Belém está Jesus deitado numa humilde manjedoura, acompanhado de Maria e de José.
( Anjo retira-se e os pastores levantam-se.)

IV Acto
( Estão 3 Reis a olhar para o céu, quando vêem um astro estranho.)
Baltazar: - Vejam, que astro curioso! Uma estrela a correr?! Acho que não estou a ver bem.
Belchior: - Sim, é verdade, não é da tua vista. Mas que coisa estranha.
Gaspar: - Há muito tempo que estudo os astros, mas nunca vi um semelhante a este.
Belchior: - Vejam, como corre tanto. Tem uma luz formidável!
Baltazar: - Vocês que reparem, não lhes parece que nos quer mostrar algum caminho?
Gaspar: - É verdade, está na direcção de Belém. Vamos seguí-la?
Baltazar e Belchior: - Vamos!
( Os Reis retiram-se.)

V Acto
( Nossa Senhora está ao lado de São José. Ao meio está o menino Jesus deitado nas folhinhas. 
Chegam os pastores e deixam lá alguns presentes. Em seguida vêm os Reis, os quais também deixam os seus presentes. 

Tudo isto se faz enquanto as Guias cantam: ” Noite Feliz ”.)

Sem comentários:

Enviar um comentário