quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Quinta da Aveleda


Reportagem à Quinta da Aveleda
Sentia-se um frio a tocar os ossos, de face cinza escuros e chuva copiosa. Foi assim que o dia 8 de Novembro de 2012 se apresentou.
O grupo liderado pela Drª Maria da Luz e coadjuvada com as professoras Adozinda Almeida e Emília  Carita e 15 animados residentes do lar.
O Sr. José Luís motorista de serviço acomodou-nos na carrinha e lá fomos nós com o destino quinta da Aveleda situada entre o rio Douro e o rio Minho.
A morna temperatura da carrinha criava a ilusão de segurança no meio da tempestade e assim chegados à quinta da Aveleda foi-mos proposto a visualização de um filme referente à empresa familiar seguido de uma prova de vinhos e queijos.
Com os romanos fora pela primeira vez plantada vinha no nosso Portugal. Na tradição Germano-Celta as mulheres que previam o futuro eram apelidadas de Velledas. Esta terá sido a morada de uma dessas tais profetisas. O encanto deste lugar tem sido mantido pela mesma família desde há séculos. O nome Aveleda define-se por; nosso vinho, nosso amor, nossa vida. É uma das mais importantes empresas do sector vitivinícola do nosso Pais e detentora das marcas: Casal Garcia, quinta da Aveleda, Aveleda Fonte, Charamba Douro, Aveleda Follies e a Bagaceira Adega Velha nos vinhos e queijos que nos foi dado a provar numa salas de acolhimento a todos os sentidos. Ao passar a sala salta á vista a grande lareira com o lenho a crepitar com uma onda de calor, transformando o ambiente agreste do dia num aconchego difícil de abandonar, acompanhado por queijos de várias curas, bolachas e vinho maduro da marca Charanga (vinho de forte paladar a terra e aromas frutuosos) rematado com a bela da castanha em celebração do dia de São Martinho Padroeiro da região. Os vários objetos, meticulosamente, dispersos pela sala como a espreguiçadeira, os bancos, enfim um regalo para a vista, para as memórias e conversas dos visitantes o dia chega ao fim com a promessa de voltar na primavera para poder-mos apreciar os espaços exteriores.

Filipe de Sousa


1 comentário:

  1. Estimado Senhor Filipe Sousa,

    Venho por este meio agradecer a amabilidade do seu email que tanto nos alegra!

    Fico feliz por saber que o grupo encontrou aconchego aqui na Aveleda, apesar do tempo frio e chuvoso.

    Esperando por uma próxima visita, despeço-me apresentando os melhores cumprimentos,

    Francisco Guedes Almeida
    Responsável de Enoturismo

    ResponderEliminar